Coordenador : Osiris Ricardo Bezerra Marques
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398314.2206.49989.09092023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : São públicos-alvo do presente projeto os povos indígenas e comunidades quilombolas que já realizam atividades turísticas. Além das comunidades, são elegíveis para participar das ações do projeto representantes de empreendimentos turísticos que tenham relação com a comunidade ou que possam contribuir para o desenvolvimento do turismo local. Foram selecionados dois roteiros turísticos que contemplam povos indígenas e dois roteiros turísticos que contemplam comunidades quilombolas, situados nos biomas Amazônia e Cerrado. Participarão do projeto: COMUNIDADE INDÍGENA RAPOSA I - Terra Indígena Raposa do Sol - Normandia/RR COMUNIDADE INDÍGENA BORARI - Vila de Alter-do-Chão - Santarém/PA QUILOMBO POVOADO MOINHO - Região da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás /GO TERRA QUILOMBOLA ÁFRICA - Município de Moju /PA.
Local de atuação: Os cursos e oficinas serão oferecidos nas comunidades. Também será utilizado a plataforma ZOOM para algumas situações que surgirem durante o projeto.
Objetivo
Objetivo Geral Qualificar os povos indígenas e comunidades quilombolas para o desenvolvimento de experiências turísticas memoráveis como forma de valorizar as culturas, fortalecer o turismo de base comunitária, gerar fontes alternativas de trabalho e renda e contribuir para a conservação da sociobiodiversidade das comunidades beneficiadas pelo projeto. Objetivos Específicos I - Avaliar a situação atual do turismo em cada comunidade envolvida, a fim de compreender de forma mais específica seus respectivos contextos; II - Qualificar integrantes dos povos indígenas e comunidades quilombolas brasileiras para atenuar os eventuais pontos de fragilidade apontados nos resultados do diagnóstico participativo; III - Aperfeiçoar os serviços e produtos turísticos ofertados por povos indígenas e comunidades quilombolas, por meio da criação ou aprimoramento de experiências turísticas memoráveis, que podem envolver agricultura familiar, extrativismo, artesanato, gastronomia, etnoturismo e/ou ecoturismo para oferta e comercialização no mercado turístico; IV - Fortalecer e fomentar o turismo de base comunitária, de forma responsável e sustentável, em territórios de povos indígenas e comunidades quilombolas, tornando-o um instrumento de conservação da sociobiodiversidade; IV - Dar visibilidade à sociobiodiversidade brasileira, com a valorização das culturas, tradições e dos biomas; V - Apoiar a promoção e comercialização do turismo sustentável e responsável em territórios indígenas e comunidades quilombolas para que passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil; VI - Fortalecer e dar visibilidade à gastronomia ancestral das comunidades atendidas no projeto. VII - Valorizar e respeitar os saberes locais, como a cultura, as lendas, o artesanato, a gastronomia, entre outras manifestações materiais e imateriais típicas das comunidades atendidas no projeto.
Resumo
O projeto está na sua terceira edição e têm nesse ano um público específico - comunidades quilombolas e indígenas. O projeto nomeado Pesquisa aplicada na área de roteiros turísticos em comunidades e povos tradicionais e originários busca fomentar e apoiar o desenvolvimento do turismo de experiência em áreas rurais. Destaca-se que a construção e execução desse projeto é fruto de uma parceria do Ministério do Turismo com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto visa fortalecer o mercado turístico interno e o turismo de base comunitária (TBC), para que roteiros turísticos em territórios indígenas e quilombolas passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil. O objetivo principal do projeto é qualificar os povos indígenas e comunidades quilombolas para o desenvolvimento de experiências turísticas memoráveis como forma de valorizar as culturas, fortalecer o turismo de base comunitária, gerar fontes alternativas de trabalho e renda e contribuir para a conservação da sociobiodiversidade das comunidades beneficiadas pelo projeto. Nesse panorama 4 comunidades serão capacitadas a partir de cursos e oficinas visando aperfeiçoar os serviços e produtos turísticos ofertados por povos indígenas e comunidades quilombolas, por meio da criação ou aprimoramento de experiências turísticas memoráveis, que podem envolver agricultura familiar, extrativismo, artesanato, gastronomia, etnoturismo e/ou ecoturismo para oferta e comercialização no mercado turístico. São públicos-alvo do presente projeto os povos indígenas e comunidades quilombolas que já realizam atividades turísticas. Duas comunidades quilombolas e duas comunidades indígenas da região Amazônica e Cerrado serão contempladas pelo projeto.